segunda-feira, 21 de janeiro de 2013

18° FIART - Feira Internacional De Artesanato Do RN.

Feira Internacional Realizada Em Natal Mostra Artesanato do RN, Do Brasil e Do Mundo.
             A principal feira de artesanato do Rio Grande do Norte está completando a maioridade em 2013. O lançamento oficial da programação do evento aconteceu ontem pela manhã, que este ano aposta na temática "Talento e Sensibilidade para moldar o futuro".
            Em cartaz entre os dias 18 e 27 de janeiro no Centro de Convenções, Via Costeira, a Feira Internacional de Artesanato (Fiart) segue firme na fórmula que a consolidou: reunir em um mesmo espaço artesanato de várias nacionalidades e diversos estados brasileiros, oferecer ao público programação cultural e culinária com viés regional, além de ressaltar a produção de artesãos locais. Nesta 18ª edição, os potiguares ocuparão cerca de 40% da Fiart, totalizando 3,2 mil artesãos envolvidos.
            A novidade para este ano anunciada por Neiwaldo Guedes, idealizador da Fiart, será a escolha de um trabalho que melhor representa o artesanato papa-jerimum: "Vamos formar uma comissão de seis pessoas para selecionar peças representativas, feitas com palha, madeira, barro e material reciclado, que serão expostas durante a Feira. É o público que vai apontar o melhor trabalho", explicou. O artesão vencedor terá espaço garantido na Fiart 2014 e a organização irá viabilizar sua participação em eventos semelhantes fora do RN.
             Ao todo serão 385 estandes espalhados em 7,5 mil m², presença de trabalhos de 14 países e estimativa de movimentar cerca de R$ 5 milhões durante os dez dias. É esperada a visita de 70 mil pessoas no período. A programação cultural inclui apresentação de música, grupos de dança e folclóricos.   Algumas cooperativas estarão presentes na Feira. Entre elas, a Cooperativa de Produção Artesanal do Seridó (Coase) que é a mais antiga e tradicional cooperativa de artesãos do Rio Grande do Norte.

Nenhum comentário:

Postar um comentário